O API da Google permite que o carro 'aprenda' os padrões do motorista para adaptar as rotas às opções do carro
Lucas.com |
Com o Prediction, será possível analisar os dados coletados sobre os hábitos do motorista (armazenados na nuvem da Google) para "prever" o destino do usuário e padrões de condução, além de ajustar as opções do automóvel. Assim, é possível otimizar a rota e a performance do veículo automaticamente. Por exemplo: é possível analisar os padrões de velocidade, onde e quando o motorista viajou e, a partir destes dados, indicar o melhor traçado para aquele momento, em tempo real.
Antes de começar a viagem, o carro confirma a rota com o motorista e só planeja o trajeto caso ele seja aprovado pelo condutor. Abaixo, um exemplo mostra o carro perguntando se o motorista vai ao trabalho. Quando o motorista confirma a ida, o carro otimiza as opções para tal trajeto:
O mais interessante, no entanto, é a forma como o carro determina o destino do usuário. Além dos dados sobre os hábitos do usuário, o carro ainda usa informações instantâneas sobre o trânsito e estradas, que também estão armazenadas na nuvem. Assim, o sistema planeja um caminho melhor tanto para o motorista quanto para o carro, que pode gastar menos combustível.
Por enquanto, este é apenas um projeto, mas quem sabe no futuro não teremos um carro inteligente de verdade?
Por: Lucas Giro
Nenhum comentário:
Postar um comentário